Vídeo da Sessão Cultural: https://youtu.be/_ionS3ZYcQQ
Em 2 de abril teve lugar, no Auditório da Academia de Marinha, uma sessão cultural comemorativa dos 700 anos da Ordem Militar de Cristo.
Depois das palavras de ocasião proferidas pelo Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, seguiu-se a comunicação do Académico Alexandre de Sousa Pinto, intitulada “A Ordem de Cristo. Da Fundação em 1319 a 1789”. Depois de referir os antecedentes que levaram D. Dinis a fundar, em 1319, simultaneamente uma ordem religiosa e de cavalaria – a Ordem de Cristo, até à sua transformação em simples ordem honorífica em 1789, reinando D. Maria I, esta Ordem, foi a principal responsável durante cerca de dois séculos pelas navegações e descobertas, tendo ao longo de mais de quatro séculos desempenhado um papel relevante.
Seguidamente o Dr. Paulo Jorge Estrela salientou na sua comunicação – “A Ordem de Cristo como uma Ordem honorífica: da Reforma Mariana aos nossos dias”, que com a Reforma de D. Maria I, em 1789, as três antigas ordens monástico-militares – de Cristo, de S. Bento de Avis e a de Sant’Iago da Espada, concluiu-se o processo de secularização.
Para o conferencista, “o processo de transição para as modernas ordens de mérito foi gradual, influenciado pelos ventos de mudança sociopolítica ocorridos na Europa, por força da Revolução Francesa, e que determinariam o fim do Antigo Regime em Portugal, nomeadamente com as Invasões Francesas, a Revolução Liberal, a subsequente Guerra Civil (1826-34) e a implantação da monarquia liberal”.