Curriculum VitaE
Capitão-de-mar-e-guerra Caetano Fernandes Augusta Silveira ingressou na Escola Naval em 1978 tendo concluído o Curso de Marinha e sido promovido a Guarda-marinha em 1983. Especializado em Comunicações em 1986, exerceu os mais diversos cargos, a bordo e em terra. A bordo, durante cerca de 13 anos, cumpriu comissões nos navio-patrulha “Mandovi”, draga-minas “Ribeira Grande”, corvetas “Oliveira e Carmo” e “João Roby” e fragata “Comandante João Belo”, tendo ainda comandado os navios-patrulha “Zaire” e “Geba” e a fragata “Comandante Sacadura Cabral” Em terra, integrou, como oficial de comunicações, o “staff” do Comandante-em-Chefe da Área Ibero-Atlântica da OTAN (CINCIBERLANT 1991 - 1995), foi Capitão do Porto de Cascais (1997 – 2000), Capitão do Porto de Lisboa (2006 – 2009). Integrou ainda os gabinetes do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada (2002) e do Almirante Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (2002 – 2004).
Na área do ensino foi docente de cadeiras de direito internacional no antigo Instituto Superior Naval de Guerra, no Instituto Universitário Militar e na Escola Naval, onde orientou diversos trabalhos de investigação para dissertação de mestrado.
Da folha de serviço constam de vários louvores e condecorações militares e civis, das quais se destacam a Medalha de Prata de Serviços Distintos, a Medalha da Cruz Naval de 1.ª Classe, a Medalha Militar de Mérito Militar de 1.º Classe, a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação do Concelho de Cascais e a Medalha Amigo da Marinha, da Marinha do Brasil.
O Comandante Augusta Silveira nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, é Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e membro efectivo da Academia de Marinha. É casado com Deolinda da Silva Silveira, tem dois filhos, Nuno Alexandre e Susana Alexandra, e reside no concelho de Sintra.