Curriculum Vitae
Vice-almirante José Manuel Penteado e Silva Carreira |
Ingressou na Escola Naval em 1967, onde se licenciou em Ciências Militares Navais, Marinha. É também licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi promovido a Guarda-Marinha em 1972 e especializou-se em Armas Submarinas e Submarinos. Ao longo da sua carreira desenvolveu os mais diversos cargos a bordo de navios e em terra. Fez comissões de serviço embarcado na fragata “Almirante Pereira da Silva”, no draga-minas “Pico”, nos patrulhas “Fogo” e “S. Nicolau”, no yacht “Vega” e nos submarinos “Albacora”, “Barracuda” e “Delfim”, tendo comandado o submarino “Albacora”.
Foi Director da Escola de Submarinos, Chefe do Estado-Maior da Esquadrilha de Submarinos e Segundo Comandante da Esquadrilha de Submarinos.
Habilitado com o Curso Complementar de Estado-Maior, do Instituto Superior Naval de Guerra, prestou serviço no Estado-Maior da Armada, onde foi Chefe da Divisão de Pessoal e Organização.
Habilitado com o Senior Course do Colégio de Defesa NATO, em Roma, exerceu o cargo de Adjunto de Marinha na Missão Militar Portuguesa junto do Comité Militar da NATO, em Bruxelas.
Exerceu funções docentes na Faculdade de Direito de Lisboa e no Instituto Superior Naval de Guerra, onde foi Coordenador da Área de Ensino de Estratégia, e foi Assessor de Marinha no Conselho Coordenador do Ensino Superior Militar.
Fez formação no George C. Marshall European Center for Security Studies, na Alemanha, e foi Comandante-Geral da Polícia Marítima, Director-Geral da Autoridade Marítima, Presidente da Comissão do Domínio Público Marítimo e Juiz Militar do Supremo Tribunal de Justiça, onde terminou a sua carreira, em 2015.
Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações de onde se destacam a Medalha Militar de Serviços Distintos - Ouro, cinco Medalhas Militares de Serviços Distintos - Prata, a Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe, a Medalha de Comportamento Exemplar – Ouro e a Comenda da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Possui ainda o Distintivo de Ouro alusivo ao tempo de embarque e de navegação.
No âmbito de trabalhos publicados é de referir a participação na obra colectiva comemorativa da entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, editado pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, 2015, e artigos e ensaios publicados designadamente em: Anais do Clube Militar Naval, com o Prémio Almirante Augusto Osório, 2012, Boletim da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, Cadernos Navais - Edições Culturais da Marinha, Memórias da Academia de Marinha, Revista da Armada, Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Boletim do Instituto D. João de Castro – Roteiros, incidindo sobre temas de Direito do Mar, Direito dos Conflitos Armados, Domínio Público Marítimo, Ensino Superior Militar e a Estatuto dos Militares das Forças Armadas.
O Vice-almirante Silva Carreira foi ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube Militar Naval, é membro do Conselho de Fundadores do Instituto D. João de Castro, membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, e membro efectivo da Academia de Marinha.
Em 21 de Novembro de 2024 foi eleito Presidente do Conselho Académico da Academia de Marinha para o triénio 2025-2027, tendo sido empossado no cargo em 14 de Janeiro de 2025.