Em 3 de outubro decorreu, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, a Sessão Solene intitulada “O Centenário da Aviação Naval (28SET1917)”, tendo sido presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro.
Tratou-se de uma sessão conjunta da Academia de Marinha com a Comissão Cultural de Marinha de forma a assinalar os 100 anos da Aviação Naval.
Após as palavras de Abertura do Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, foram oradores os Académicos Bruno Gonçalves Neves e José Cyrne de Castro com as comunicações “O Centro de Aviação Marítima do Bom Sucesso. Criação e atividade durante a Grande Guerra” e “Evocação da Aviação Naval no 1.º centenário da sua criação”, respetivamente. O Capitão-de-fragata Miguel Baptista Cabral fechou o ciclo de conferências com a comunicação “A aviação da Marinha na atualidade”. As Palavras de Encerramento da Sessão Solene foram proferidos pelo Diretor da Comissão Cultural de Marinha, Vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.
De salientar que o Museu de Marinha albergará uma exposição temporária comemorativa do centenário da Aviação Naval, onde se pretende colocar em perspetiva toda a história da Aviação Naval, desde a sua criação, em 1917, até aos dias de hoje.
Destaque, ainda, para o lançamento de duas obras literárias intimamente relacionadas com a temática da Aviação Naval: a reedição da obra “Quando a Marinha tinha Asas”, de Viriato Tadeu, representando a história da Aviação Naval entre 1916 e 1952 e o lançamento da obra de inéditos de Gago Coutinho, intitulada “Almirante Pioneiro com Alma de Tenente – Memórias de Gago Coutinho”, com organização do Académico Rui da Costa Pinto.
A Sessão terminou com um Porto de Honra.