Em 9 de abril decorreu, na Academia de Marinha, a segunda sessão cultural conjunta com a Universidade de Aveiro subordinada ao tema “Observação Oceânica e Modelação”.
Nas suas palavras de Abertura, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, lembrou que “a monitorização dos parâmetros oceanográficos e a sua utilização nos modelos numéricos é assim essencial para compreender melhor os oceanos e entender como eles influenciam o ambiente e como eles nos podem ajudar a viver em desenvolvimento harmonioso, mas de uma forma sustentada”.
Seguidamente, deu-se início ao período de conferências, tendo sido convidados, pela Academia de Marinha, dois oceanógrafos físicos: o Dr. João Vitorino e o Tenente Luís Quaresma dos Santos, com as comunicações – “O Instituto Hidrográfico na monitorização do Mar Português: avanços recentes e desafios futuros” e “Modelação numérica das condições ambientais no apoio às operações militares”, respetivamente. Em representação da Universidade de Aveiro foram oradores: o também oceanógrafo físico, Professor Jesús Dubert com a comunicação “Modelação oceânica e aplicações aos ciclos biogeoquímicos e do carbono, no contexto das alterações climáticas”, e o Professor Menezes Pinheiro, geofísico marinho e representante do Reitor da Universidade de Aveiro nesta sessão conjunta, com a sua comunicação “Imagens de alta resolução da estrutura termohalina e processos oceânicos, utilizando métodos sísmicos”.