Vídeo da Sessão Cultural: https://youtu.be/Do5YMfEXPzs
Em 12 de março teve lugar, no Auditório da Academia de Marinha, a segunda sessão cultural conjunta com o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão subordinada ao tema: “Páginas da Marinha Portuguesa/ Património Cultural”.
Depois das palavras de abertura proferidas pelo Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, seguiu-se a comunicação apresentada pelo Académico José Manuel Garcia, intitulada “Em torno da génese do projeto da grande viagem de Fernão de Magalhães”, que lembrou o dia 2 de março de 1518, data em que Fernão de Magalhães apresentou em Valladolid o seu muito ambicioso projeto de viagem às Molucas por ocidente ao futuro Carlos V, então apenas Carlos I rei de Castela. Para o conferencista, uma das grandes questões históricas que se coloca sobre este tema centra-se nas motivações que levaram o grande navegador a conceber tal projeto e quando o fez.
Na segunda parte da sessão foi apresentada, pelo Académico Vítor Serrão, a comunicação “Contributos para a Iconografia Naval Portuguesa – os discursos de um quadro quinhentista em Lagos”. Tratou-se dum estudo de algumas representações náuticas existentes na pintura portuguesa do século XVI, com destaque para um painel representativo de São Vicente, pertencente ao antigo retábulo da igreja de São Sebastião em Lagos. O quadro, pintado em cerca de 1570 por um artista local designado Mestre de Lagos, integra um inestimável e diversificado conjunto de embarcações portuguesas da época.
A terminar, O professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues, Diretor do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, agradeceu à Academia de Marinha, na pessoal do seu Presidente, o acolhimento dado à comitiva de Santarém, cumprindo-se assim o protocolo de cooperação entre as duas instituições.