Em 29 de outubro, no auditório da Academia de Marinha, foi apresentada a comunicação "Portugal e o seu império nas cartas de Filippo Sassetti (1578-1588)", inserida no 9º Ciclo de Conferências das Relações Luso-Italianas e subordinado ao tema Portugal pela pena dos italianos (séculos XV - XIX), tendo sido conferencista o Académico Rui Manuel Loureiro.
O orador lembrou o percurso do humanista florentino, Filippo Sassetti, quando decidiu dedicar-se a atividades mercantis e para o efeito viajou para Portugal em 1578. Durante alguns anos residiu em Lisboa, envolvendo-se nos negócios que eram praticados pela comunidade italiana. Estimulado pela curiosidade em ver novas terras e novas gentes, embarcou em 1583, num dos navios que anualmente largavam com rumo à Índia onde, nos cinco anos seguintes, até ao seu desaparecimento em finais de 1588, viveu entre Goa e Cochim, desempenhando funções de feitor de uma casa mercantil italiana.
A finalizar, o professor realçou a importância de se conhecerem várias dezenas de cartas que o mercador florentino enviou aos familiares, amigos e conhecidos residentes em Florença e que hoje constituem "um repositório extraordinário de curiosíssimas notícias sobre Portugal e o seu império, registadas pela pena de um homem muito indagador e extremamente culto".