Em Sessão cultural de 20 de fevereiro foi apresentada, pelo Prof. Doutor Fernando Baptista Pereira, a comunicação “Os Descobrimentos e a Expansão nos Painéis de
S. Vicente”.
O conferencista salientou a enorme importância que representam os Painéis de S. Vicente para a cultura portuguesa do século XV.
Os seis Painéis retratam um agrupamento de personagens, em torno da dupla figuração de São Vicente, numa solene e monumental cerimónia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da Expansão Militar Quatrocentista no Norte de África.
Estas figuras, caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e atitudes e pela requintada definição dos trajes e adereços, parecem indiciar o intuito de uma evocação narrativa e uma visão contemplativa.
De salientar que este estilo de representação da estrutura social é original, já que não há conhecimento de obra semelhante desta época na Europa.
Embora permaneça problemático o pleno entendimento da intenção e significado da obra, é certo que o seu autor, Nuno Gonçalves, foi o pintor régio de D. Afonso V e que esta estaria originalmente integrada no retábulo de São Vicente da Capela-mor da Sé de Lisboa.