Na sessão cultural de 30 de janeiro foi apresentada a comunicação “O Porto de Lisboa do Atlântico para o Mundo”, pela Dra. Lídia Sequeira.
A conferencista, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, destacou na sua apresentação a importância e o peso da Grande Região de Polarização de Lisboa na Economia Nacional. Apresentou as vantagens competitivas do Porto Multifuncional de Lisboa na utilização da “Janela Única Portuária” (JUP), uma plataforma tecnológica que implementou o conceito “One-Stop-Shop”, refletida pelo crescimento do movimento de cargas que em 2017 foi de 96 milhões de toneladas de mercadorias.
Depois de uma breve descrição dos Terminais Portuários de Lisboa nas duas margens do rio Tejo, a oradora evidenciou o contributo económico que o Porto de Lisboa representa na riqueza gerada do nosso país.
A terminar, deu a conhecer algumas perspetivas futuras para a atividade portuária e quais os novos projetos para o Porto de Lisboa. Salientou a integração territorial das áreas portuárias através da melhoria das acessibilidades; a modernização do Centro de Controlo e Tráfego Marítimo e das infraestruturas e equipamento, de forma a garantir com mais eficiência e a segurança da navegação; o incremento da multimodalidade, de forma a aumentar a capacidade de movimentação de contentores e criar condições para o transporte fluvial na ligação do Porto de Lisboa à zona de atividades logísticas de Castanheira do Ribatejo.