Na Sessão Solene de 29 de maio foi inaugurada a XV Exposição “O Mar e Motivos Marítimos”, da Academia de Marinha, tendo sido presidida pelo Almirante Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Jorge Novo Palma, em substituição do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.
Com realização bienal, a mostra acontece novamente na Sala D. Luís do Museu de Marinha, estando patente ao público até 3 de setembro, no horário do Museu de Marinha.
Após agradecer a presença do Almirante Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, referiu que “esta exposição voltou a despertar o interesse de um elevado número de participantes, 71, continuando a envolver artistas consagrados, amadores já com provas dadas e principiantes, que se apresentaram com 91 trabalhos de pintura, 5 de escultura e 5 de modelismo. (…) A todos os que concorreram, a Academia de Marinha agradece a sua participação e colaboração nesta iniciativa. Mas se o número de concorrentes parece ter estabilizado, a qualidade dos trabalhos aumentou significativamente, o que levou o júri a atribuir, para além de três primeiros prémios, um por modalidade, mais nove menções honrosas, todas na modalidade de pintura”.
A terminar, o Presidente da Academia agradeceu a participação e a colaboração de todos quantos concorreram com as suas obras, organizaram a Exposição, ou integraram o júri. Reconheceu à Comissão Cultural de Marinha, na pessoa do seu Diretor, Vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel, a colaboração dada à concretização de mais esta Exposição, e aos patrocinadores – as Tintas HEMPEL, através da sua Diretora-geral Comercial para Portugal, Engª Leonor Corte Real, e do seu Diretor Comercial para a Área Marítima, Eng.º Carlos da Maia, bem como da Lusitania, Companhia de Seguros, S.A, na pessoa do Presidente da Comissão Executiva, Dr. Fernando Nogueira.
Na Pintura, foi atribuído o Prémio “Comandante Raúl de Sousa Machado” à obra “O Douro”, de Correia Pinto, e distinguidos com Menções Honrosas nove trabalhos: “Cruzador Adamastor”, de António Delfim; “66º Norte”, de Bela Branquinho; “Mulheres do Norte”, de Correia Pinto; “Fragmentos de Mar II”, de Isabel Maria Vianna de Montenegro Carneiro; “A minha onda”, de José Augusto Dias Ribeiro da Silva; “Iceberg”, de Maria Leonor Cardoso de Menezes Villa de Brito; “Impertinência”, de Martim Lebens Cymbron; “36”, de Michael Hudec e “Mare Nostum”, de Ricardo de Campos.
O Prémio de Escultura foi concedido à obra “Giroscópio”, Joana Paiva Sequeira.
No Modelismo, o Prémio “Henrique Maufroy de Seixas” foi entregue à obra “NRP. F330 Vasco da Gama” e uma Menção Honrosa ao trabalho “NRP A5203 Andrómeda”, ambos da autoria de Rui Manuel Reis Figueiredo.
A cerimónia terminou com a visita à Exposição.