AM - CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS - II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO ORIENTE (04NOV21).pdf
Ver reportagem da Universidade Aberta sobre o II Simpósio de História do Oriente:
https://www.youtube.com/watch?v=C9Z209Exp_M
Vídeos das Sessões:
- Sessão de Abertura : https://youtu.be/x1coTRrNxrU
- 1.ª Sessão - Dos Oceanos, da fauna e da flora : https://youtu.be/luQh_drVd4o
- 2.ª Sessão - Da náutica, cartografia e arte de navegar : https://youtu.be/w7y02MweCe4
- 3.ª Sessão - Dos agentes e da sua ação: https://youtu.be/z1LoYcSpgTo
- 4.ª Sessão - Do encontro de culturas : https://youtu.be/lQLIIjjcCRM
- 5.ª Sessão Dos Oceanos, da fauna e da flora : https://youtu.be/R85uPmSArrg
- 6ª Sessão (ZOOM) Do encontro de culturas : https://youtu.be/VAzZ-xPyhOs
- 7ª Sessão (ZOOM) Da náutica, cartografia e arte de navegar : https://youtu.be/rn8Zle5tqK8
- 8.ª Sessão - Da náutica, cartografia e arte de navegar: https://youtu.be/PIeQU_SLOjM
- 9.ª Sessão - Dos Oceanos, da fauna e da flora: https://youtu.be/02qZTFgbkWM
- 10.ª Sessão - Do encontro de culturas: https://youtu.be/pBLxZkpZZTk
- 11.ª Sessão - Da náutica, cartografia e arte de navegar: https://youtu.be/ghszDuF8-9g
- Sessão de Encerramento: https://youtu.be/GWu9htD5HUs
APRESENTAÇÃO
Tendo o I Simpósio de História do Oriente abordado a temática Os Portugueses e a Ásia Marítima: trocas científicas, técnicas e sócio-culturais (séculos XVI-XVIII), este II Simpósio sequenciará o debate que tem vindo a ser desenvolvido nesta Academia em torno de Fernão de Magalhães e o Conhecimento dos Oceanos. Assim, neste ano de 2021 a nossa atenção refletir-se-á sobre Magalhães e Elcano, tendo em atenção a exploração das "Pacíficas às Índicas águas".
A abordagem conceptual usada pela História Global, que a par de uma precisa utensilagem conceptual procura integrar o conhecimento sobre o Mundo e os Outros, oferece-nos os instrumentos a usar nesta reflexão, pois privilegiando o estudo sobre as conexões, que numa escala global valorizam redes, circulações e apropriações, ampliar-se-ão os conhecimentos sobre os espaços oceânicos.
Partida a expedição magalhânica a 20 de setembro de 1519 de Sanlúcar de Barrameda em direção às Molucas, seguindo a rota para ocidente, a armada de cinco naus iria concretizar a navegação do Atlântico até à zona mais meridional do continente americano. Já reduzida a 3 navios, as naus Victoria, Trinidad, e Concepción, a expedição saíria, a 28 de novembro de 1520, para o Oceano então batizado " Pacífico", iniciando-se a sua exploração, tarefa que, em grande parte, decorreria no ano seguinte. Contudo, a 27 de abril de 1521 Fernão de Magalhães perdeu a vida em Mactan e só a 8 de novembro as duas naus restantes, a Trinidad sob o comando de Gonzalo Gómez Espinosa e a Victoria, capitaneada por Juan Sebastián Elcano, chegariam finalmente a Tidore, atingido as ambicionadas "ilhas do cravo". Exercitando-se a "arte de navegar", encontraram-se diferentes povos, narraram-se novas experiências e deu-se a conhecer um novo mundo de "novidades" ... Abriu-se o que alguns historiadores, que se debruçam sobre as "Pacificas águas", consideram ser uma "civilização sem centro", integrando-se novas escalas globais oceânicas, irradiando múltiplos movimentos, económicos, sociais, políticos, culturais... e outros cujas interconexões importa estudar.
Assim, neste II Simpósio de História do Oriente, percorrendo a complexa análise que pode ir desde uma dimensão biográfica à abordagem macro-historiográfica, evocam-se as figuras de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, propondo-se uma abordagem plural sobre a construção do conhecimento em torno das "Pacíficas às Índicas águas". Visa-se deste modo, reflectir sobre uma época, a de 1519-1522 e as suas repercussões, e sobre uma História, a sempre desafiante História dos oceanos.
A Academia de Marinha promove, nos dias 23 e 24 de Novembro de 2021, a realização do II Simpósio de História do Oriente, dedicado ao tema Magalhães e Elcano e a Exploração das "Pacíficas às Índicas águas", convidando os académicos, estudantes e investigadores dos mais diferenciados ramos do saber a submeterem propostas de comunicações a um dos quatro grandes temas em debate:
1. Dos Oceanos, da fauna e da flora
2. Da náutica, cartografia e arte de navegar
3. Dos agentes e da sua ação
4. Do encontro de culturas