Em 10 de abril realizou-se no auditório da Academia de Marinha a cerimónia de entrega ex aequo do Prémio “Fundação Oriente” /2017, e a apresentação das obras premiadas: “A governação de Timor no século XVIII - Lifau 1702-1769” do académico José Augusto Vilas Boas Tavares e “A Vietnamese Moses: Philiphe Binh and the Geographies of Early Modern Catholicism”, do Professor George Dutton.
Após agradecer a presença do Presidente da Fundação Oriente, Dr. Carlos Monjardino, na sessão académica em que pela primeira vez se fez a entrega do prémio, o Presidente da Academia, Almirante Vidal Abreu salientou que relativamente ao protocolo que dá suporte a este prémio, “nele se reconhece o interesse mútuo na preservação do legado cultural sobre o mar e de tudo o que esteja relacionado com os Descobrimentos e a Expansão Portuguesa no Oriente, pelo que foi decidido criar um prémio que valorize e estimule o estudo e investigação científica sobre o mar, nos âmbitos da História, Artes, Letras e Ciências, em articulação com a presença portuguesa na Ásia Oriental”.
Após a entrega dos diplomas, seguiram-se as apresentações das obras premiadas pelos respetivos autores.
A terminar, Presidente da Fundação Oriente, Dr. Carlos Monjardino, usou da palavra para elogiar e agradecer a forma como a Academia de Marinha organizou e classificou os trabalhos concorrentes ao Prémio atribuído pela Fundação a que preside.