Vídeo da Sessão Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=JqotL8c6hWs
Em 4 de fevereiro foi apresentada, no Auditório da Academia de Marinha, a comunicação "Documentos inéditos para a expedição de Barreto-Homem ao Monomotapa (1569-1577): D. Sebastião, o Estado da Índia e a gestão do Império", pelo Professor Doutor Nuno Vila-Santa.
O conferencista, referiu que a sua comunicação tinha como objetivo avaliar a documentação inédita que alterou o conhecimento histórico sobre a primeira grande expedição portuguesa ao reino do Monomotapa (senhor das minas), realizada por Francisco Barreto e por Vasco Fernandes Homem, entre 1569 e 1577.
Apoiado nesta nova documentação, o orador, explicou quais os projetos que o rei D. Sebastião tinha em mente, ao nomear Francisco Barreto, em 1569, para dar início a uma ocupação territorial em África. Questionando se a razão era apenas a de vingar os acontecimentos de 1561, ou conhecer melhor a geografia da região para mais tarde equacionar outros projetos. Também evidenciou o posicionamento assumido pela restante família real relativamente à expedição e como evoluiu a disposição régia face a uma expedição que se prolongou durante todo o governo de D. Sebastião
Por fim, ainda descortinou qual o lugar que ocupava na mente régia esta expedição,
no âmbito do Império da época.