Vídeo da Sessão Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=UM7kB-LKFVU&t=66s
Na sessão cultural de 21 de janeiro, realizada no Auditório da Academia de Marinha, foi apresentada a comunicação "D. Luís I e a cultura", pelo Prof. Doutor Salvato Teles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I.
D. Luís nasceu em Lisboa, a 31 de outubro de 1838 e em 28 de outubro de 1846, poucos dias antes de completar oito anos de idade, alistou-se na Companhia dos Guarda-Marinhas.
Para o conferencista, o Rei D. Luís era um homem muito culto, de grande sensibilidade artística e com uma enorme paixão pelo mar. Para além de pintar e caricaturar a sociedade da época, tinha a música como grande paixão. Tocava piano e violoncelo e compôs algumas peças musicais apreciadas por compositores estrangeiros seus contemporâneos. O seu violoncelo favorito, construído pelo italiano Antonio Stradivari, ainda existe e está em perfeito estado de conservação.
D. Luís dominava corretamente diversas línguas e fez diversas traduções de Shakespeare, designadamente a obra Hamlet.
A terminar, realçou que a origem do gosto requintado que o Rei sempre manifestou ao longo da vida pela cultura, foi resultado "do papel desempenhado pelos seus Pais, D. Maria II e D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, que criaram um ambiente familiar extremamente cuidadoso no que respeitou à educação dos filhos".