Vídeo da Sessão Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=7iB3nn3pKFM&feature=youtu.be
Na sessão cultural de 11 de fevereiro, realizada no Auditório da Academia de Marinha, foi apresentada a comunicação "Competição e conflito nas "ilhas de Solor" (1566-1636)", pelo Académico José Augusto Vilas Boas Tavares.
O conferencista salientou que, a conquista de Malaca em 1511, abriu aos portugueses um mundo de oportunidades em todo o espaço insular mais a Oriente, sobretudo a participação no comércio das especiarias das ilhas de Banda e de Maluco e no trato do sândalo de Timor.
Ao longo da sua comunicação, o almirante Vilas Boas Tavares, salientou dois episódios de natureza militar-naval centrados na fortaleza de Solor e o seu impacto na presença "portuguesa" na região arquipelágica das Pequenas Sunda, nas décadas de transição do século XVI para o século XVII. O primeiro episódio, em 1580, disse que "espelha sobretudo disputas associadas ao confronto entre as penetrações islâmica e cristã na Ásia Marítima do Sudeste, em conexão com o desenvolvimento ou afirmação de outros interesses de domínio e suserania, sobretudo nos planos da religião e do comércio", e o segundo, em 1613, marca e traduz "o início da partilha de influência e soberania luso-holandesa na região, a qual iria evoluir e perdurar até ao século XX".
A sessão terminou com um período de debate, em que o orador esclareceu as questões colocadas pela interessada assistência.