Vídeo da Sessão Cultural: https://youtu.be/KCvNw0J-mUk
Em sessão cultural de 8 de outubro, subordinada ao tema Economia do Mar – Construção e reparação naval, foram apresentadas as comunicações: "Desenvolvimento da indústria naval nacional – o caso da West Sea", "A indústria naval militar – enquadramento e perspetivas" e "A indústria naval, ativo estratégico da Economia do Mar nacional", pelos oradores: Eng. Renato Amorim, Contra-almirante José Garcia Belo e Contra-almirante Victor Gonçalves de Brito, respetivamente.
Para o Diretor Coordenador das Áreas Comerciais e Projetos Militares da empresa West Sea - Estaleiros Navais, Eng. Renato Amorim, iniciou a sua apresentação referindo-se às dificuldades e desafios vividos, nos seus poucos anos de existência, pela empresa que assumiu a subconcessão dos terrenos anteriormente ocupados pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No final, ainda divulgou a estratégia adotada no enquadramento global e quais as perspetivas futuras.
O Contra-almirante José Garcia Belo, Presidente do Conselho de Administração do Estaleiro Arsenal do Alfeite, lembrou na sua exposição o surgimento da indústria naval militar em Portugal, o uso das tecnologias no Arsenal de Marinha e a sua relação com a Marinha. A terminar, salientou que a sustentação de ciclo de vida das unidades navais vai passar pela estratégia da Arsenal do Alfeite.
A encerrar o ciclo de conferências, o Contra-almirante Victor Gonçalves de Brito, Administrador do Arsenal do Alfeite entre 2001 e 2009 e Presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 2010, começou por caracterizar a indústria naval e os serviços relacionados como elemento integrante da Economia do Mar. Nesta perspetiva, o desenvolvimento do equipamento marítimo e portuário para o aproveitamento dos recursos emergentes oceânicos será a aposta para o crescimento da indústria naval em Portugal.