Na sessão cultural de 21 de novembro foram apresentadas as comunicações “Diferentes estratégias económicas (ou ausência delas) no mar à escala global”, “Mineração submarina profunda” e “Energia offshore”, inseridas no Ciclo Economia do Mar, pelo Académico Miguel Maio Marques, pelo Prof. Doutor Fernando Barriga e pelo Eng. Pedro Valverde, respetivamente
Para o Dr. Miguel Marques o estado atual das indústrias do mar, os seus desafios e as suas oportunidades não podem ser esquecidas no contexto internacional das indústrias do mar que em muito afetam Portugal.
O Professor Fernando Barriga sensibilizou para as preocupações com a disponibilidade de muitas matérias-primas minerais e para os desenvolvimentos tecnológicos recentes. À medida que progridem os planos para minerar os depósitos de sulfuretos maciços e os nódulos polimetálicos dos fundos marinhos, as preocupações ambientais crescerão.
A terminar o Eng. Pedro Valverde disse que Portugal foi um dos países pioneiros na exploração de energia eólica offshore através de plataforma flutuantes. Este tipo de tecnologia permite abrir mercados que anteriormente não tinha acesso a este tipo de energia por limitações tecnológicas.