Em sessão cultural de 16 de outubro, subordinada ao tema “Economia do Mar – Ambiente”, foram apresentadas as comunicações “A Sustentabilidade Como Motor da Economia e da Geopolítica do Mar ”, “A Qualidade e o Ambiente” e “O Conhecimento do Meio Marinho como motor da Economia do Mar”, pelo Académico Tiago Pitta e Cunha, pela Engenheira Maria do Pilar Pestana da Silva e pela Doutora Aurora da Conceição Coutinho Rodrigues Bizarro, respetivamente.
Para o Dr. Tiago Pitta e Cunha, o tema da sustentabilidade ambiental tem vindo a crescer de importância na ordem internacional e nas agendas políticas e cívicas das nações. A questão do ambiente deixou de ser uma questão nova e lateral às políticas públicas e às decisões dos agentes económicos. A humanidade começa a compreender que o que está em causa no tema do ambiente não é o bem-estar dos animais e das plantas, mas é verdadeiramente o nosso.
A Engenheira Maria do Pilar, lembrou que contribuir para a preservação da vida e do ambiente é parte integrante do compromisso da sociedade moderna perante as gerações futuras. O uso eficiente dos recursos naturais, a minimização de efluentes, de emissões gasosas e de resíduos, bem como a evolução tecnológica e inovação do desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes é cada vez mais uma preocupação das organizações.
A finalizar a sessão, a Doutora Aurora Bizarro disse que o programa de Mapeamento do Mar Português, juntamente com o programa de observação e monitorização ambiental, ambos em curso no Instituto Hidrográfico, constituem exemplos da forte aposta que se coloca nas atividades de investigação marinha, estimulando o conhecimento básico necessário à Economia do Mar e ainda o desenvolvimento de eventuais ferramentas de gestão e de proteção do sistema marinho.