Na sessão cultural de 5 de dezembro foi apresentada a comunicação “A Carreira da Índia na transição para o século XVII. A sua rentabilidade e a sua envolvente”, pelo académico João Menezes Cordeiro.
O conferencista ao longo da sua exposição procurou avaliar a rentabilidade ou o prejuízo dos navios que integravam a Carreira da Índia no período compreendido entre 1590 e 1607, apenas considerando os navios com vocação comercial que efetuaram o percurso de ida e volta para a Índia. Para o efeito recolheu informação relativa aos custos com o aprontamento das armadas suportados pelo investidor, nesta fase predominantemente a Coroa, e o valor dos rendimentos procedentes da atividade comercial que daí se obtinha.
Para contextualizar este período de transição para o século XVII fez uma descrição da realidade vigente no reino no século XVI. Depois referiu as potências marítimas do norte da Europa e a sua evolução até finais do século XVI e início do século XVII, altura em que passaram a interagir com as rotas marítimas portuguesas e assim influíram no curso comercial no período em análise.
Seguidamente revelou a realidade do Estado da Índia nesse período e a importância da comunicação marítima com a Europa.
A terminar, concluiu que houve um prejuízo estimado relativamente aos custos e lucros obtidos, com base numa recolha de informação efetuada sobre todos os navios que de Lisboa zarparam para o Oriente entre 1590 e 1607.