Vídeo da Sessão Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=ZKkdDFT69OA
Em 2 de julho foi apresentado no Auditório da Academia de Marinha o livro "A Marinha Portuguesa na Grande Guerra (1914-1918). O Afundamento do Caça-Minas Roberto Ivens" tendo sido oradores os autores da obra, Académico Carlos Manuel Baptista Valentim e Dr. Paulo Costa, com as comunicações "Portugal na Grande Guerra. O afundamento do caça-minas Roberto Ivens" e "o destroço do caça-minas "Roberto Ivens": Dos primeiros mergulhos à prospeção geofísica", respetivamente.
Para terminar, o Académico Luís Filipe Monteiro Viera de Castro usou da palavra para nos falar sobre "a arqueologia subaquática em Portugal".
Para o Comandante Baptista Valentim esta publicação resulta de uma campanha de arqueologia subaquática centrada na identificação e prospeção geofísica do caça-minas "Roberto Ivens", durante o envolvimento de Portugal na Grande Guerra (1914-1916).
O Dr. Paulo Costa lembrou que o destroço do caça-minas "Roberto Ivens" é há muito conhecido da comunidade piscatória, tendo sido "visitado primeiro por pescadores e mais tarde por mergulhadores, as interrogações quanto à identidade do destroço só surgiram após os relatos orais daqueles que o puderam observar".
A finalizar, o Professor Vieira de castro salientou que "Portugal tem um longo e importante passado ligado ao mar e a costa portuguesa é um registo precioso desse passado" estando ainda por descobrir, quer em terra quer no mar, imensos vestígios da atividade marítima.