Na sessão cultural de 25 de junho, intitulada “Antártida – Investigação científica portuguesa e logística” foram apresentadas as comunicações “A Geopolítica da Antártida” e “Antártida – Investigação científica portuguesa e logística”, em que foram oradores, o Académico João José Brandão Ferreira e a Doutora Maria Teresa Cabrita, Diretora Executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR).
O Tenente-coronel Brandão Ferreira, na sua intervenção fez uma análise geopolítica e geoestratégica do Continente Antártico, evidenciando a sua importância no âmbito estratégico de recursos naturais, militares, científicos e no âmbito jurídico.
A especialista, Doutora Teresa Cabrita, frisou na sua apresentação que Programa Polar Português (PROPOLAR), que se iniciou em 2007, tem vindo a promover e apoiar o desenvolvimento da ciência polar portuguesa e a permitir o acesso dos investigadores portugueses ao Ártico e mais recentemente à Antártida. Deste modo, garantiu que “a ciência polar portuguesa tem tido um desenvolvimento notável na última década, gerando resultados com impacto internacional em tópicos científicos importantes que apresentam ainda lacunas consideráveis no conhecimento”.