Na sessão cultural de 28 de novembro foi apresentado e lançado o livro De Nauigatione (1549) | sobre a Navegação, de Diogo de Sá, obra galardoada com a Menção Honrosa do “Prémio Almirante Sarmento Rodrigues/2015” da Academia de Marinha, tendo sido apresentado pelos académicos Francisco Contente Domingues e José da Silva Horta.
Esta edição da Academia de Marinha em conjunto com o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa contém a edição crítica do texto latino, tradução e notas do Professor Arnaldo do Espírito Santo e a introdução da Professora Doutora Cristina Costa Gomes.
Para o Presidente da Academia e Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, e para a Diretora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, Professora Catedrática Maria Cristina Pimentel, o valor histórico da obra De Nauigatione, publicada em Paris em 1549 e dedicada ao rei D. João III, tem dois propósitos: por um lado, ser um tratado da Arte de Navegar que apresenta a navegação que os portugueses praticam e a defende, com os seus conhecimentos e técnicas, «como a mais verdadeira»; por outro lado, tomando posição no debate renascentista sobre o lugar da matemática na demonstração científica, mostrar a sua subordinação à filosofia. O que ressalta do diálogo entre a Filosofia e a Matemática é o confronto ou choque de vias de conhecimento antagónicas entre a sabedoria prática de um homem do mar, o humanista Diogo de Sá, e a sabedoria teórica e de gabinete do cosmógrafo Pedro Nunes.
A sua edição e tradução para português, analisada à distância de quase 500 anos, tem assim como principal finalidade a disponibilização deste texto à comunidade científica, já que o estudo da argumentação usada por Diogo de Sá, merecedora da maior atenção, tem sido ignorada, por não estar disponível numa edição moderna e em tradução.
A Academia de Marinha e o Centro de Estudos Clássicos esperam, assim, que esta edição constitua um testemunho significativo para a difusão do conhecimento histórico e para o desenvolvimento da cultura marítima em Portugal, no ano em que a Marinha Portuguesa celebra o seu Sétimo Centenário.