Em 2 de maio foi apresentada a comunicação “A batalha de Salamina: estratégia bélica e fascínio literário no relato historiográfico de Heródoto”, pela Profª Doutora Carmen Soares.
A oradora lembrou que a batalha de Salamina é considerada como marco histórico do início da Época Clássica, tendo como fonte escrita mais antiga o relato do historiador Heródoto (séc. V a.C.), salientando que “o propósito desta conferência não consiste em proceder ao escrutínio positivista de levantamento das “verdades” e “ficções” contidas na narrativa herodotiana, análise incongruente com os objetivos e metodologias da ciência histórica. Procederemos, ao invés, à interpretação dos acontecimentos descritos à luz da conceção de história evidenciada na escrita do autor grego”.
A finalizar a sua interessante apresentação, a Professora Carmen Soares disse que só uma leitura contextualizada do discurso permite compreender a presença na descrição da Batalha de Salamina de elementos literários, absolutamente naturais numa ciência que estava a dar os seus primeiros passos.