A propósito das comemorações do centenário da Policia Marítima (PM), teve lugar no Auditório da Academia de Marinha, em 17 de setembro, uma sessão cultural intitulada "100 Anos da Polícia Marítima: Uma Polícia de especialidade, tão útil e relevante hoje como no passado", tendo sido orador o Vice-almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima.
Na sua exposição, o Almirante Sousa Pereira, destacou alguns dos momentos mais marcantes da história que levaram à criação deste órgão de Polícia, lembrando que "até à constituição em definitivo do Corpo de Polícia Marítima de Lisboa, pela Lei nº 876 de 13 de setembro de 1919, o exercício da autoridade marítima, e das competências inerentes a uma PM, encontravam-se centradas na figura do capitão do porto".
No presente, destacou o importante trabalho desenvolvido em Portugal, nos vários Comandos locais distribuídos pelo Continental, Madeira e Açores, e na participação em missões internacionais, designadamente na operação Frontex na Grécia.
A finalizar, salientou que, promulgar o novo estatuto do pessoal e criar a lei orgânica da PM são o caminho que se perspetiva para o futuro.