Vídeo da Sessão Cultural: https://youtu.be/dKKJYu9iTqs
Na sessão cultural de 9 de julho, no Auditório da Academia de Marinha, foi apresentada a comunicação "As formas políticas: do Estado nacional à união de Estados", pelo Dr. Joaquim Aguiar.
Para o conferencista o Estado nacional é uma forma política que correspondeu a um período da evolução da Europa no seu processo de expansão e no modo como articulou a resolução das questões das guerras de religião com as questões das guerras pela delimitação dos territórios pelas fronteiras nacionais. Na sua opinião "(…) as formas políticas não existem independentemente do que os agentes sociais fazem delas e com elas. São os modos como os agentes sociais, e as forças políticas em que se organizam, interpretam e usam as formas políticas que lhes dão uma específica configuração, da qual derivam as suas sucessivas atualizações ao longo da evolução histórica". Mesmo quando em circunstâncias históricas os territórios delimitados por fronteiras perdem relevância estratégica, é também a forma política do Estado nacional que terá de evoluir para poder ter acesso à escala global.
Terminou, salientando que "é na crise do Estado nacional e no confronto entre a perspetiva do passado dos Estados soberanos e a perspetiva do futuro dos Estados interdependentes e das instituições supranacionais que está em estruturação a nova forma política associada ao processo de globalização".