AM - DM19 - FOLHETO - (ATUAL 4ABR19).pdf
Inserido nas comemorações do Dia da Marinha 2019 na cidade de Coimbra, decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 17 de maio, um Colóquio intitulado "O Mar: Tradições e Desafios", resultado da iniciativa feita à Academia de Marinha por Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado.
Este encontro científico com a Universidade de Coimbra teve como objetivo divulgar a importância do Mar e da Marinha Portuguesa ao longo dos tempos e dar a conhecer à população em geral como se foram tecendo tradições e desafios. "O Mar foi e é um espaço de encontro entre os povos que o procuraram dominar, usando-o para o seu próprio sustento, explorando os seus recursos naturais". Sendo o Mar parte integrante da nossa identidade, "importa vê-lo, senti-lo e compreendê-lo", seja no seu espaço de segurança e defesa, seja como um novo desafio científico e económico.
As palavras de Abertura foram proferidas pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, seguidas duma breve alocução pelo Reitor da Universidade, Professor Doutor Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira.
O Colóquio, composto por quatro painéis, foi subordinado aos seguintes temas: 1 - O Mar: Tradições e Memórias Históricas; 2 - O Mar: Desafios e Transformações; 3 - O Mar: Desafios na Contemporaneidade; 4 - O Mar: Tradições e Memórias Culturais.
Nesta celebração do Mar foram convidados a dissertarem, no primeiro painel, os professores Vasco Soares Mantas e Liliana Oliveira e no segundo painel, o Comandante Jorge Semedo de Matos e a Professora Carlota Simões. No período da tarde as comunicações do terceiro painel foram proferidas pelo Professor Álvaro Garrido, pelo Comandante Augusto Alves Salgado e pelo investigador Jorge Russo. Para o painel final palestraram o Professor Mário Avelar e o Comandante António Costa Canas.
O Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, encerrou o Colóquio tendo sido precedido pelo Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor José Pedro Paiva.