Vídeo da Sessão Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=dH4SQeuVTO8
A propósito das comemorações dos 20 anos da transferência da Administração de Macau para a República Popular da China, teve lugar no dia 26 de novembro em sessão cultural, no Auditório da Academia de Marinha, onde foram apresentadas as comunicações "No nascimento das relações Portugal- China" e "Os 20 anos da transferência da Administração de Macau para a República Popular da China" pelos Professor Doutor Luís Filipe Sousa Barreto e General Vasco Rocha Vieira, respetivamente.
As relações entre Portugal e a China são as mais antigas relações marítimas, económicas, culturais, diplomáticas entre um Estado-Nação Europeu e a China.
Para o Professor Luís Barreto, estas relações "nascem no porto de Malaca em 1509, vivem a primeira entrada de europeus no comércio internacional da Ásia Oriental-Pacífico Asiático (1513) e a primeira Embaixada Europeia de um Estado Dinástico á China Imperial Ming (Tomé Pires, 1517-1521). Vão gerar a primeira fronteira marítima e portuária eurasiática, moderna e global, que é Macau (1555-1557)".
A terminar a sessão, tomou a palavra o General Rocha Vieira, 112º Governador de Macau, de 1991 a 1999, e último Governador de Macau sob a Administração Portuguesa, que recordou as circunstâncias sentidas no decorrer do processo de transferência da plena soberania sobre o território de Macau para a República Popular da China.