Na sessão cultural de 11 de julho foi apresentada a comunicação “Os 80 anos da passagem da Escola Naval para o Alfeite”, pelo Académico Augusto Alves Salgado.
O orador deu início à sua apresentação salientando uma simples frase, publicada na Ordem da Armada do dia 30 de outubro de 1936, onde pode ler-se: A Escola Naval iniciará os seus trabalhos escolares no próximo dia 2 de novembro.
Num início de um ano marcado pela chamada “Revolta dos Marinheiros”, impunha-se concretizar o processo de mudança de instalações para a margem Sul ainda que esta, no entanto, não se pudesse pautar pelos habituais cânones de glorificação da “Briosa” Armada.
Foi dentro desse espírito que, nesse dia 2 de novembro, sem qualquer cerimónia especial ou visitante ilustre, o comandante da Escola Naval passou revista à formatura do Corpo de Alunos na nova parada. Essa singela formatura e uma fotografia tirada à volta da mesa da Sala do Conselho, com o seu corpo docente, foram os únicos eventos que assinalaram esse importante passo na vida da prestigiada instituição mais que centenária. Deu-se, assim, início ao afastamento da Marinha do centro da capital, deslocando-a para a margem Sul do rio Tejo, num processo pensado em 1914 e iniciado quatro anos depois. Coube, deste modo, à Escola Naval a “honra” de ser a primeira unidade a começar a funcionar na futura Base Naval do Alfeite, construída nas conhecidas “Sete Quintas do Alfeite” do rei D. Carlos.
O Comandante Alves Salgado recordou que em 2011, aquando das comemorações dos 75 anos da Escola Naval no Alfeite, teve o privilégio de ouvir, na primeira pessoa, as experiências de três então cadetes, cujas datas de entrada na Escola Naval eram as de 1935, 1936 e 1937, tentando perceber como é que terá decorrido a dita mudança, numa altura em que as ligações entre as duas margens eram escassas, para não dizer quase inexistentes.
A terminar, referiu a importância do relatório do comandante da Escola Naval, realizado um ano após estar concluída a mudança, que dá uma visão mais próxima do modo como a adaptação às novas instalações terá decorrido.