A propósito dos 150 Anos do nascimento do Comandante Abel Fontoura da Costa, teve lugar no dia 5 de dezembro, no Auditório da Academia de Marinha, uma sessão cultural em sua homenagem, tendo sido apresentada pelo académico José Luís Leiria Pinto.
Tratou-se de uma comunicação onde o homenageado foi lembrado, não só como oficial da Armada com excelentes provas dadas, inclusive no comando de navios, como também como um distinto matemático e historiador, com várias obras de referência.
No âmbito do ensino, atividade que motivou a sua especial atenção, foi lente da Escola Naval e seu Diretor e também Diretor da Escola Náutica.
Durante a Grande Guerra, desempenhou o cargo de Governador de Cabo Verde, tendo concentrado a sua ação na área da Instrução Pública.
A finalizar a sua apresentação, o Almirante Leiria Pinto referiu que o comandante Fontoura da Costa na altura da passagem à situação de Reserva, em 1932, por limite de idade começou a dedicar-se "ao estudo da História da Náutica, tendo demonstrado, cientificamente, que a Epopeia dos Descobrimentos se devia à existência, no século XV, de uma Ciência Náutica essencialmente portuguesa e não fruto de acasos felizes", procurando sempre divulgar por escrito todos os seus estudos e reflexões, evidenciado no impressionante número de trabalhos que nos legou.