Vídeo da Sessão Cultural: https://youtu.be/pRwjFZVGbj8
Em 19 de fevereiro teve lugar, no Auditório da Academia de Marinha, uma sessão cultural conjunta com a Sociedade de Geografia de Lisboa e com a Comissão Cultural de Marinha, comemorativa dos cento e cinquenta anos do nascimento e dos sessenta anos da morte de Gago Coutinho.
Nas palavras proferidas pelo Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, o homenageado “merece e merecerá sempre ser comemorado. Já houve quem lhe chamasse o último aventureiro português e também o sábio. E sem dúvida que o foi ambas as coisas, mas foi muito mais que isso. Oficial da Marinha, navegador, aviador, geógrafo, geodeta, cartógrafo, matemático, historiador e muito mais, cuja curiosidade o impelia permanentemente a pensar novas soluções para problemas antigos ou antever questões futuras. Chegou mesmo a aventurar-se nos domínios da física e da astronomia”.
Antes de se ter dado início à comunicação “Novas revelações da vida do Almirante Gago Coutinho”, pelo académico Rui da Costa Pinto, os CTT, na pessoa do seu Chairman, Professor António Gomes Mota, juntaram-se à cerimónia e lançaram um Selo Comemorativo do nascimento do Almirante Gago Coutinho e com a aposição do carimbo do primeiro dia.