Em 3 de julho decorreu, no Auditório da Academia de Marinha, uma sessão de apresentação e lançamento do Livro "África de paraíso fascinante a inferno inesperado" Memórias de um Miliciano (Reserva Naval), da autoria do Académico José Manuel Martins Ferreira Coelho, tendo sido coapresentado pelo Almirante Alexandre da Fonseca e pelo Professor António de Sousa Lara.
Trata-se de um depoimento autobiográfico do Professor Ferreira Coelho que relata momentos da sua experiência como oficial miliciano da Reserva Naval nas últimas décadas do império português. O autor não se limitou a escrever apenas como oficial da Marinha, mas também como médico, condição que forma a sua estrutura essencial de pessoa na sociedade. Assim, o relato assume uma segunda dimensão fundamental que é de retratar, de forma muito direta e objetiva, fragmentos de uma experiência real na luta pela vida e no compromisso pela saúde pública. Pelo meio descobrem-se os afetos e os objetos preciosos com maior valor sentimental que fazem companhia nos momentos de distância da família, dos amigos e das raízes.
Também as inúmeras fotografias que ilustram esta obra permitem "ler para lá das palavras escritas, compreender através do tempo que já passou".
O livro não retrata apenas cenários fascinantes, mas também um inferno inesperado. "A vida de um médico passa forçosamente por aí. A vida de um militar em campanha também passa".