Em 15 de outubro decorreu na Academia de Marinha uma sessão de homenagem ao Embaixador João de Deus Ramos.
Um ano após a sua morte, a Academia prestou homenagem ao Senhor Embaixador João de Deus Ramos, "ilustre figura que tão nobremente serviu esta instituição e que por todos era respeitado e de quem era fácil ficar-se amigo", lembrou o Presidente da Academia de Marinha, Francisco Vidal Abreu, nas suas palavras de abertura e espera que "esta homenagem,
apesar de singela, faça justiça ao respeito e admiração que o Senhor
Embaixador João de Deus Ramos tinha pela instituição Marinha e por tudo o
que deu a esta sua casa em que tão bem se sentia – a Academia de
Marinha".
O primeiro interveniente foi o Vice-presidente da Classe de História Marítima, Professor Vítor Gaspar Rodrigues, que atualmente "ocupa o lugar de que foi titular o homenageado no anterior triénio e que com ele colaborou como Secretário da mesma classe".
Seguidamente, procedeu-se à assinatura do aditamento ao Protocolo existente entre a Academia de Marinha e a Fundação Oriente, acrescentando à designação do prémio então criado – Prémio Fundação Oriente – o nome "Embaixador João de Deus Ramos".
A segunda intervenção foi proferida pelo Dr. Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente, "seu amigo desde a infância e que, por mais que uma vez, o teve como seu bom colaborador".
A encerrar, a viúva do Senhor Embaixador, Senhora Dr.ª Maria Antónia, agradeceu a homenagem ali prestada à memória do seu marido.