Na sessão cultural de 31 de outubro foi apresentada a comunicação “As relações entre os portos portugueses e as cidades italianas nos séculos XV e XVI. O mediterrâneo na construção do sistema atlântico”, pelo Académico Amândio Morais Barros.
O professor, na sua conferência abordou o tema do intercâmbio existente entre os portos portugueses e as diversas repúblicas italianas, entre finais da Idade Média e início da Época Moderna, no sentido em que dele resultaram trocas de experiências e conjugação de interesses que enriqueceram o processo de afirmação atlântica daqueles portos.
A finalizar, referiu que “com base em documentação pouco explorada pela historiografia, produzida nos portos, encontram-se testemunhos de um relacionamento que abrangeu diversos sectores, desde a construção naval à finança, à introdução de técnicas produtivas e à dinamização das empresas de navegação, bem como a constituição de pequenos, mas ativos, grupos de intelectuais, que importa revelar, analisar e refletir”.