Na sessão cultural de 16 de janeiro foi apresentada a comunicação "As Pescas em Portugal: políticas públicas, enquadramento externo e declínio no século XX", pelo académico Álvaro Garrido.
"O declínio económico e social das pescas portuguesas constitui uma evidência indesmentível que precisa de ser explicada ou compreendida", salientou o conferencista no inicio da sua apresentação, referindo que iria, de uma forma resumida, abordar o seu mais recente livro intitulado As Pescas em Portugal, solicitado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que será publicado proximamente. Na sua obra há uma abordagem histórica e de pendor institucionalista sobre a evolução recente das pescas portuguesas. A análise incide sobre os aspetos de governação institucional, procurando conjugar a dimensão externa e os fatores internos, tendo sido privilegiados os aspetos do conhecimento científico aplicado à regulação das pescas e do Direito do Mar.
Por fim, lembrou a questão central da coincidência temporal do declínio das pescas portuguesas com a adesão à CEE não ter sido evitada.
A terminar, deixando-nos um breve diagnóstico sobre os impasses e perspetivas que se colocam às pescas portuguesas na atualidade.