Em 7 de março foi apresentada a comunicação "A Marinha de Guerra sob o olhar de um oficial da Reserva Naval", pelo académico José Pires de Lima.
O Engenheiro Pires de Lima lembrou na sua comunicação a origem da Reserva Naval, os protagonistas responsáveis pela inclusão desta classe de oficiais na Marinha de Guerra, a perfeita ligação e entrosamento dos membros da Reserva Naval com os oficiais do Quadro Permanente, as missões e os postos de responsabilidade que a Marinha confiou à sua Reserva Naval, os exemplos que os membros desta classe receberam dos marinheiros (oficiais, sargentos e praças) dos Quadros Permanentes e a importância na sua formação como cidadãos. As razões primeiras justificativas do sentimento que liga os oficiais da Reserva Naval à Marinha de Guerra, passados que são dezenas de anos desde que pela primeira vez transpuseram os portões da Escola Naval.
Por fim, trouxe para o presente todos quantos a memória recusa esquecer, contrariando a ideia, que talvez não seja mais do que um mito, de que a "Marinha não gosta de gostar".